Do Dicionário de Citações

Dupla delícia.
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
Mário Quintana

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Lançamento: Livros e Universidades - Auditório Freitas Nobre (CJE-ECA/USP)

Este livro tem por finalidade o registro das contribuições apresentadas no Simpósio Internacional “Livros e Universidades”. O evento aconteceu entre 5 e 8 de novembro de 2012, quando a Edusp (Editora da Universidade de São Paulo) celebrou seu primeiro meio século de história.



Na verdade, o presente volume traz algo mais do que a simples transcrição das conferências proferidas. Após a sistematização e reunião de artigos revistos e atualizados por seus autores, o que se tem é a soma de esforços em uma perspectiva multidisciplinar, no sentido de se apresentar questionamentos, diagnósticos e algumas palavras de esperança sobre o futuro do livro e da edição científica.
Considerando a abrangência e complexidade da temática, o simpósio foi organizado em três eixos temáticos, os quais perpassam a presente edição:
Formação editorial
Professores da Universidade de São Paulo, da Universidade de Buenos Aires e de Paris 10 – Arts et Métiers du Livre, apresentaram os programas de suas instituições de ensino e refletiram sobre os desafios da formação do editor diante de um mercado massificado, globalizado e submetido às transformações (revoluções?) das tecnologias de informação e comunicação.
Editores
Afinal, não se pode avançar no processo de autoconhecimento e de desenvolvimento da edição universitária sem a troca de experiências com profissionais da área. Profissionais brasileiros, norte-americanos e europeus contribuíram para a construção de um amplo painel sobre a constituição das editoras universitárias em seus países, suas especificidades, seus catálogos e perspectivas para um futuro próximo.
Pensadores
O livro, já se disse, é um objeto de múltiplas artes. Os organizadores consideraram de fundamental importância a criação de um eixo transversal que nos permitisse pensar a edição e a construção do livro universitário sob diferentes aspectos: da literatura, da semiótica, das artes, da sociologia e da história.
Findo o processo de sistematização de todos os artigos, duas grandes questões saltam aos nossos olhos: a primeira concerne à relação sempre complicada e não raro conflituosa entre o capital e a ciência, aqui analisada sob a ótica dos circuitos de comunicação da edição científica; a segunda questão diz respeito à capacidade de inovação das editoras acadêmicas dentro da própria tradição universitária, fato que se pode apreender tanto do ponto de vista da formação de seus quadros, quanto da história das editoras universitárias. Mas, principalmente, da práxis editorial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário